Painel do locutor

ADD THE SLIDER CODE HERE

Cadastrados

...:::Pedidos:::....

...:::Nossa R�dio::...

Torpedos

quinta-feira, 26 de março de 2015

Qual o lugar mais profundo do planeta?

Já parou pra imaginar qual seria o local mais profundo do planeta? Onde se localiza, será que é no próprio continente? ou no mar? Como se descobriu esse local?

Já vou adiantando fica no mar, mais especificamente no Oceano Pacífico, este local foi descoberto graças á um navio inglês de pesquisa, o HMS Challenger II, em 1951.

HMS Challenger II

Este navio comandados pelo Suiço, Jacques Piccard, os cientistas do barco usaram um aparelho para emitir um sinal sonoro do casco do barco até o fundo do oceano, o sinal bateu e voltou em forma de eco, e eles cronometraram quanto tempo durou esta viagem, já que sabiam a velocidade que o som viaja na água, fizeram uma fórmula simples da física para calcular a profundidade daquela localidade, registrando os incríveis 10.900 metros de profundidade.
Em homenagem ao cientista suiço que comandava a expedição, o ponto mais profundo foi batizado de Challenger Deep ("o poço Challenger"). Porém, esse ainda não era a maior profundidade registrada, em 1960 Usando um equipamento mais moderno, o submarino Trieste.
batiscafo Trieste em 1960, logo antes de estabelecer o recorde em profundidade
 Piccard desceu bem perto do fundo da fossa e determinou uma nova profundidade: 11 034 metros. A tal diferença de 134 metros pode ter ocorrido devido à movimentação das placas tectônicas: a região das Marianas tem muitos terremotos submarinos, e algum deles pode ter alterado o jeitão do assoalho oceânico.
O local é o ponto registrado mais profundo do planeta, devido ser um ponto de convergência de duas placas tectônicas do Pacifico e das Filipinas, geologicamente a fossa das marianas (nome com que o local foi batizado),  é resultado geomorfológico  de uma zona de subducção (É um local onde uma placa tectônica desliza para debaixo da outra).

representação gráfica da fossa das marianas
Em 25 de março de 2012, o cineasta James Cameron desceu sozinho até ao fundo da Fossa das Marianas num batiscafo, no âmbito da expedição "Deep Sea Challenge". Foram sete anos de trabalho para o cineasta empreender, em apenas três horas, uma descida aos 10998 metros de profundidade. A Fossa das Marianas, que recebera a presença humana pela primeira vez em 1960, foi filmada com câmeras de alta resolução em 3D. Cameron esperava ainda, ao longo de seis horas no fundo, recolher amostras do sítio, menos conhecido pela ciência do que a superfície do planeta Marte.

Assista abaixo um documentário do canal History Channel, sobre a fossa das marianas.


ABAIXO FOTOS DA EXPEDIÇÃO AO FUNDO DA FOSSA DAS MARIANAS.

Desbravando as profundezas do mar

Equipamento de Mergulho

Equipamento especial de mergulho em altas profundidades

Momento de volta á superfície do mar



Curiosidades:

1. Para medir o ponto mais profundo do oceano, os cientistas usaram um aparelho para enviar um sinal sonoro em direção ao fundo do mar. Na água, o som se propaga a uma velocidade de 1 500 metros por segundo

2. O sinal sonoro segue até o fundo rochoso e volta. Como o fundo é de pedra, ele devolve um eco bem forte, que viaja no sentido oposto, rumo à embarcação que está na superfície. Um sensor detecta a chegada do sinal e o tempo que ele demorou para retornar

3. Sabendo quanto durou a viagem e a velocidade do som na água, os cientistas aplicaram a fórmula distância = velocidade X tempo para determinar a profundidade. Nesse cálculo, eles tomaram o cuidado de dividir o tempo da viagem por dois, pois queriam saber apenas a distância de ida (metade, portanto) da viagem


FONTES:
 http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-descobriu-o-lugar-mais-fundo-do-mar
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Fossa_das_Marianas



Gostou ? curta e compartilhe nosso blog !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações !!

Tecnologia do Blogger.

Siga nosso blog !

Todos os direitos reservados (c) 2012 - 2013 web design: Marcelo Augusto - msn profissional: eduardocriador@hotmail.com